O Maven surgiu como uma ferramenta para acumular conhecimento utilizado no projeto Jakarta da Apache para auxiliar no build da aplicação.
O Maven tem como objetivo:
- Facilitar o build de aplicações;
- Prover um sistema de build uniforme;
- Fornecer informações sobre o projeto;
- Criação de diretrizes para o emprego de melhores práticas;
- Migração transparente para novas funcionalidades.
DOWNLOAD
O primeiro passo é fazer o download do Maven, este é um projeto livre da Fundação Apache. O download pode ser feito acessando a seguinte url: http://maven.apache.org/download.html
Feito o download, descompacte o conteúdo num diretório de sua preferência; este tutorial assumirá que o diretório do Maven será c:\mvn.
Para o funcionamento do Maven, é necessário que o ambiente Java (jdk) esteja configurado, bem como a variável de ambiente JAVA_HOME.
Variável de ambiente: M2_HOME
Considerando-se que o Maven já tenha sido descompactado, conforme indicado no item 1.1, deveremos configurar sua variável de ambiente. Assumimos que o diretório do Maven é: C:\mvn\apache-maven-3.0.
Veja a sequência de imagens para a declaração da variável de ambiente:
Na categoria Variáveis de Sistema (System variables), clique no botão New (Novo) e, preencha conforme imagem abaixo:
Neste momento a variável de ambiente M2_HOME está sendo criada, e apontando para o diretório que o Maven foi descompactado.
Localize a variável PATH, clique sobre ela e, em seguida em Editar; depois do último caractere insira um ponto e virgula (;), e em seguida, adicione: %M2_HOME%\bin. Confirme.
Pronto! O Maven já deverá ter sido configurado, para testar, abra o prompt do Windows e digite: mvn –version, o resultado deverá ser similar a:
O maven já esta pronto para ser usado em seus projetos de agora em diante. Novos posts tratarão de sua utilização, verifique!
muito bom!
ResponderExcluirparabéns pelo blog!!!!
ResponderExcluir